O INÍCIO DAS AULAS

O início das aulas

Com o início das aulas surgem novamente algumas questões sobre alguns hábitos das nossas crianças e como estes poderão afectar o seu desempenho.

Qual é o melhor pequeno-almoço? Existem alimentos que facilitem a aprendizagem? O que devem comer para que tenham toda a energia para brincar? E o sono é importante?

A investigação científica tem demonstrado que alguns hábitos, nutrientes, alimentos e mesmo tipos de dieta, por exemplo a dieta mediterrânica, podem fazer toda a diferença na estrutura e função do cérebro assim como na capacidade de concentração e aprendizagem.

O primeiro hábito a adoptar para uma mente brilhante e um dia com muita genica é o de tomar um bom pequeno-almoço.

Vários estudos mostram que as crianças que começam o seu dia com um pequeno-almoço saudável têm melhores resultados escolares. Além disso também têm menos problemas de comportamento, irritabilidade e falta de atenção.

Um almoço equilibrado é também fundamental para manter a energia em alta e os níveis de açúcar do sangue estáveis o que é imprescindível para prestar atenção nas aulas!

Fazer pequenos snacks ou lanches de qualidade entre as refeições também vai ajudar a manter a energia e a concentração durante todo o dia. Veja as nossas receitas. Há imensas sugestões de lanches saborosos e muitos saudáveis.

Manter a hidratação é outro hábito importante para obter bons resultados escolares. Alguns estudos têm verificado que beber um copo de água resulta em crianças mais atentas, com mais memória e mais bem-dispostas.

Também a actividade física contribui para a energia e para os bons resultados durante o período escolar.

Não só a actividade física contribui para crianças mais saudáveis e felizes, como diversos estudos têm verificado que as crianças mais activas são também as que obtém melhores resultados académicos.

E claro um sono reparador é imprescindível. As crianças que não dormem o suficiente não conseguirão dar o seu melhor na escola.

Com todos estes bons hábitos é certo que a aprendizagem será facilitada e o seu filho poderá atingir o máximo do seu potencial. Tão importante quanto isso o seu filho sentir-se-á bem disposto e com muita energia!