BEBÉS

Bebés

Dormir é a principal actividade do cérebro no início da vida. Aos 2 anos de idade a maioria das crianças passou mais tempo a dormir do que acordada. 

O ciclo sono-vigília é regulado pela luz e leva tempo a desenvolver. Ao nascer os bebés não distinguem o dia da noite o que faz com que os recém-nascidos tenham ritmos de sono irregulares. Por volta das 6 semanas este ciclo começa a estabelecer-se e entre os 3 e os 6 meses a maior parte dos bebés já tem um ciclo de sono regular.

Recém-nascidos

Um recém-nascido dorme entre 16 a 17 por dia, normalmente em períodos de aproximadamente 3 horas. O tempo que está acordado ou a dormir relaciona-se sobretudo com a sua necessidade de comer e de mudar as fraldas. 

Muitas vezes durante o sono os bebés estão activos. Mexem os braços ou pernas, sorriem, chucham… Pensa-se que isto acontece porque durante o sono os recém-nascidos sonham e continuam a ser estimulados. 

Expor o bebé à luz e brincar com ele durante o dia e manter o ambiente mais escuro e sossegado à noite vai encorajar os bebés a dormir menos durante o dia e mais à noite.

1 aos 3 meses

Com 1 mês de idade o seu bebé vai começar a estar mais acordado durante o dia e a dormir por períodos mis longos durante a noite. Entre os 2 e os 3 meses os horários do seu filho vão-se tornar mais regulares e previsíveis e ele vai dormir aproximadamente 14 a 15 horas por dia.

4 aos 7 meses

Os bebés entre os 4 e os 7 meses dormem em média 14 horas (mas alguns bebés podem dormir apenas 9 horas enquanto outros chegam  às 18). Nesta fase o seu bebé vai, progressivamente, dormir mais horas seguidas durante a noite. Aos 6 meses a maioria dos bebés já não precisa de se alimentar durante a noite pelo que dormem toda a noite e fazem sestas 3 a 4 vezes durante o dia.

8 aos 12 meses

Aos 9 meses 70 a 80% dos bebés dorme durante toda a noite (8 ou 9 horas) e nesta idade, normalmente, faz duas sestas por dia.

Contudo podem surgir alguns problemas. A ansiedade que o seu bebé sente ao separar-se de si pode interferir com o sono do seu bebé. Aumentam as birras e o choro ao ir para a cama e os bebés começam a resistir às sestas pois preferiam ficar a brincar. 

A consistência nas rotinas é a melhor forma de combater estas dificuldades.

Síndrome de morte súbita do lactente (SMSL)

A síndrome de morte súbita do lactente (SMSL) é a morte súbita e inexplicável, durante o sono, de uma criança com menos de um ano de idade aparentemente saudável.

Para diminuir o risco de SMSL do seu bebé tome algumas medidas:

Deite-o de barriga para cima

Certifique-se que o colchão do berço é firme e que a cabeça do bebé fica destapada

Evite que o bebé fique demasiado quente. Tenha atenção à roupa que lhe veste e à roupa de cama.

Evite dormir com o bebé na sua cama. Ele fica mais seguro se dormir numa cama separada.

Não exponha o bebé ao fumo do tabaco.

Saiba mais:

http://www.spp.pt/conteudos/default.asp?ID=33