O SONO E A SAÚDE

O sono e a saúde

O sono é importante para a manutenção da sua saúde e do seu bem-estar. 

A falta de sono de qualidade regularmente aumenta o seu risco de desenvolver tensão arterial elevada, aumenta o seu risco de excesso de peso, doenças cardíacas, etc.

É também durante o sono que o seu corpo produz algumas hormonas extremamente importantes. O sono profundo despoleta a libertação da hormona do crescimento o que alimenta o crescimento nas crianças e promove a massa muscular e a reparação celular em crianças e adultos. Outro tipo de hormona que aumenta durante o sono vai ajudar o seu sistema imunitário a combater diversas infecções. Isto pode explicar porque é que alguém que dorme bem regularmente fica doente menos vezes e recupera mais depressa quando está doente.

As hormonas libertadas quando está a dormir também regulam a forma como o seu corpo utiliza a energia (o seu metabolismo). Vários estudos têm verificado que quando não dorme o suficiente aumenta a sua probabilidade de ter excesso de peso e de ser obeso e aumenta o seu risco de diabetes. A falta de sono aumenta também a sua preferência por alimentos com um elevado teor calórico e ricas em hidratos de carbono nomeadamente açúcares simples que não vão contribuir em nada para o seu bem-estar e saúde.