O QUE É O SONO?

O que é o sono?

Durante muito tempo o sono foi considerado um período de tempo em que o corpo e a mente ‘desligavam’. Um momento inactivo, de pausa das actividades diárias. Hoje em dia, graças a muitas décadas de investigação e pesquisa, sabemos que o sono é um estado activo em que a saúde física e mental é renovada.

O sono é um estado de fisiológico que ocorre em alternância com a vigília (estar acordado) e a sua duração e qualidade têm um enorme impacto na sua qualidade de vida. Dormir e estar acordado não são estados independentes. Os seus padrões de sono influenciam o seu comportamento quando está acordado e vice-versa.

 Durante o sono, o cérebro controla funções importantes: músculos são reparados, os níveis de diversas hormonas são controlados, a respiração, a tensão arterial e o ritmo cardíaco é regulado. A nova informação é processada e são formadas memórias.

Resumindo, dormir influência enormemente as horas que passa acordado. É essencial para que se sinta bem e para que consiga funcionar a 100%.