OS ESTADOS E AS FASES DO SONO

Os estados e as fases do sono

O sono não é um estado estático. Enquanto dorme o cérebro percorre diversos estados e fases de forma cíclica tendo cada ciclo uma duração de aproximadamente 90 minutos. 

O sono divide-se em sono REM (de Rapid Eye Movement – movimento rápido dos olhos) e sono não-REM. 

O sono não-REM (Movimento Não Rápido dos Olhos) ocupa cerca de 75% do sono total e é composto por 3 fases que são progressivamente mais profundas:

Fase 1 (N1)

Fase da sonolência, onde começa a sentir as primeiras sensações de sono, dura 10 minutos ou menos. Nesta fase o sono é leve, um pequeno ruído ou toque podem facilmente acordá-lo. 

Fase 2 (N2)

Nesta fase perde a consciência do que o rodeia. Os seus olhos param de mexer e os seus músculos relaxam. A actividade cardíaca e a respiração abrandam e a temperatura do corpo diminui. Nesta fase é mais difícil acordar.

Fase 3 (N3)

Caracteriza-se pelo sono profundo e há quem considere que esta fase se divide em duas (3 e 4). Nesta fase está totalmente inconsciente e é muito difícil acordá-lo. É também nesta fase que ocorrem os processos de crescimento e de recuperação de células, tecidos e órgãos. 

Sono REM (R)

Nesta fase os olhos mexem-se rapidamente. Há uma actividade cerebral intensa e é nesta fase que acontecem a maior parte dos sonhos. A respiração e os batimentos cardíacos são muito variáveis. Nesta fase muitos dos seus músculos ficam imobilizados para que não possa ‘agir’ nos seus sonhos.  

Estas 4 fases constituem um ciclo do sono. Este ciclo repete-se durante o tempo que estiver a dormir. 

Cada ciclo do sono completo dura entre 70 a 100 minutos no inicio da noite e entre 90 a 120 minutos no final. A maioria dos adultos atravessa 4 a 6 ciclos durante a noite. Os ciclos das crianças até aos 10 anos são mais curtos – o de um bebé de 1 ano pode durar 45 minutos.