PORQUE DEVE SEMPRE TOMAR O PEQUENO-ALMOÇO?

Porque deve sempre tomar o pequeno-almoço?

O Pequeno-almoço é uma refeição extremamente importante sobretudo para as crianças.

Esta refeição sucede um período de jejum prolongado no qual o organismo continua a consumir energia e nutrientes para se reparar e no caso das crianças, para crescer. 

Um bom pequeno-almoço vai proporcionar um melhor rendimento físico e intelectual, ao contrário, saltar esta refeição vai ter consequências negativas: desconcentração, menor rendimento escolar e pior comportamento das crianças, tempos de reacção aumentados, cansaço, perda de força muscular, dores de cabeça, irritabilidade, entre outras. 

A falta de tempo é muitas vezes apontada como a principal razão para não tomar o pequeno-almoço, no entanto uma chávena de cereais com leite e uma pêra, ou um iogurte líquido com uma torrada não levam mais do que 10 minutos a preparar e a comer.

Quando a razão para não tomar o pequeno-almoço se prende com a falta de apetite pode começar por ingerir um alimento leve como um iogurte ou uma peça de fruta e aos poucos ir acrescentando um segundo e um terceiro alimento até conseguir fazer uma refeição completa. 

Outra razão que muitas vezes leva a que se evite tomar o pequeno-almoço é o estar a fazer ‘dieta’. No entanto essa estratégia raramente funciona. Saltar o pequeno-almoço vai fazer com que o organismo utilize o seu músculo como fonte de energia e vai baixar o seu metabolismo (kilocalorias que queima em repouso) o que não ajuda em nada a perda de peso. O saltar a refeição da manhã fará também com que, provavelmente, ao almoço ingira demasiada comida para compensar a fome que sente, o que compromete a perda de peso que deseja.

O pequeno-almoço deve ser completo e equilibrado, ajustado às suas necessidades e variado.

Idealmente deve ser constituído por:

  • Cereais integrais ricos em fibra (pão, cereais de pequeno-almoço…) que vão fornecer energia de forma sustentada ao longo da manhã.
  • Um lacticínio (iogurte, leite, queijo) ou um ovo, que vão fornecer a proteína e que vão contribuir para que se sinta saciado ao longo do dia. 
  • Uma peça de fruta, fonte de energia, vitaminas, minerais e fibra para começar bem a manhã.
  • Uma fonte de gorduras saudáveis (nozes, sementes de girassol…). Que vão fornecer-lhe gorduras essenciais e vitaminas e vão ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e deixá-lo sem fome toda a manhã.