LANCHES E SNACKS SAUDÁVEIS

Lanches e snacks saudáveis

Sabia que é mesmo importante não passar horas a fio sem comer? Quando ingere um pequeno lanche ou snack entre as principais refeições evita que a sua glicemia (açúcar no sangue) baixe demasiado e evita as suas consequências (por exemplo: cansaço, apatia, irritabilidade, falta de concentração e menor rendimento).  Isto é igualmente importante para as crianças. Quantas vezes as birras intermináveis acontecem porque não houve tempo para um lanche ou quando o jantar leva mais tempo a pôr na mesa?

Além disso, quando passa demasiado tempo sem comer acaba por chegar à refeição seguinte “a morrer de fome” pelo que facilmente ingere comida em excesso.

A solução é mesmo fazer 1 a 2 pequenos lanches entre as refeições principais, pois estes vão dar-lhe a energia e os nutrientes de que precisa. Mas não basta comer qualquer coisa. É importante que aproveite estes lanches para fazer escolhas nutritivas (e deliciosas)!

  • Procure ingerir fontes de hidratos de carbono com baixa carga glicémica (Fruta, frutos secos e sementes, alguns cereais integrais…) que lhe vão dar energia durante mais tempo ao invés de hidratos de carbono simples (açúcar, refrigerantes, bolos) cuja energia se esgota rapidamente.
  • Combine-os com alimentos ricos em proteínas (frutos secos, iogurte, queijo, ovo…) que vão mantê-lo saciado durante mais tempo.
  • Estas pequenas refeições representam também uma oportunidade para ingerir mais fruta (maçã, banana, ameixas, uvas…) e hortícolas (cenoura em palitos, pimento vermelho em palitos, tomates cereja, rabanetes…).
  • E uma fonte de gorduras saudáveis que além de tornar o seu lanche mais saboroso também o torna mais rico e nutritivo. (sementes de girassol, nozes, amêndoas, abacate…)

 

Exemplos lanches saudáveis

  • 1 Fruta com algumas nozes
  • 1 Iogurte natural com amêndoas, sementes de girassol e avelãs
  • Fatias de maçã com ‘manteiga’ de amêndoa
  • Palitos de cenoura, pimento, pepino ou outros vegetais com pasta de grão
  • Tomates cereja com 1 pequena fatia de queijo 
  • Maçã assada no micro-ondas polvilhada com canela e sementes de sésamo
  •  Pita integral com húmus alface e cenoura ralada
  • 1 Batido de bebida de aveia, banana, sementes de linhaça e uma colher de cacau
  • Sandes de pão integral com alface, tomate e queijo
  • 1 Iogurte com flocos de aveia e morangos
  • omelete de legumes
  • Sandes de pão de sementes com rúcula, frango, tomate, pimento e abacate

Veja as nossas receitas para ter ideias saborosas e saudáveis!