OVO

Ovo

Há diversos tipos de ovos – de ganso, pato, codorniz… O mais consumido é o ovo da galinha.

O ovo é um alimento nutricionalmente muito interessante. 

Características nutricionais

As suas proteínas são as de melhor qualidade. O seu teor de gorduras não é muito elevado e possui mais gorduras boas (insaturadas) que más (saturadas). 

É muito rico em minerais (fósforo, ferro, zinco…) e também uma excelente fonte de vitamina A, D e vitaminas do complexo B (vitamina B2, B12, folatos). 

Influência na saúde

O Ovo fornece quantidades apreciáveis de colina (importante na manutenção das membranas das células) e dos carotenóides luteína e zeaxantina que intervêm na saúde dos olhos reduzindo o risco de cataratas e degeneração macular. 

Por ser rico em colesterol, é muitas vezes excluído da dieta no entanto a ingestão de um ovo por dia não está associado ao aumento do risco de doença cardiovascular em indivíduos saudáveis.

Pessoas com níveis de colesterol no sangue aumentados, doença cardiovascular ou diabetes devem limitar-se aos 3 ovos por semana.

100g em cru

Energia (kcal)

Proteína (g)

Hidratos de carbono (g)

Gordura total (g)

Ovo inteiro 

149

13

0

10,8

Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.