ÁGUA

Água

A água é o composto que existe em maior quantidade no nosso corpo, representando cerca de 60 a 70% do peso total de um adulto. As mulheres podem apresentar um teor de água sensivelmente inferior ao dos homens.

Sabia que…

  • O sangue tem cerca de 83% de água
  • O músculo tem 70% de água
  • O esqueleto tem entre 43 e 60% de água
  • O tecido adiposo tem menos de 50% de água
  • No feto, a água constitui mais de 90% do seu peso corporal
  • Existe 80% de água no recém-nascido
  • O teor de água no organismo diminui com a idade
  • Um adulto poderia viver sem alimentos mais de um mês graças à utilização das reservas de gordura pelo organismo, mas sem água morreria em poucos dias

 

Olhando para estes valores não é difícil perceber que a água tem um papel essencial no organismo:

  • É o meio onde ocorrem todos os fenómenos bioquímicos que permitem manter a vida
  • É essencial nos processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção dos alimentos
  • Faz parte dos tecidos (órgãos, ossos, músculos) e líquidos (sangue, linfa, suco digestivo) do seu corpo
  • Desempenha um papel fundamental na estrutura e na função do sistema circulatório
  • Serve como meio de transporte para nutrientes e outras substâncias entre as células
  • Mantém a temperatura corporal estável através da evaporação e da perspiração

 

Dito isto convém relembrar que o organismo perde água continuamente, pelos pulmões, pela perspiração cutânea, pela transpiração, pela urina e fezes e o organismo não possui reservas de água pelo que estas perdas têm de ser repostas diariamente.

 

A presença de sal na comida, vómitos, diarreia e infecções com febre, a prática de exercício físico, ambientes muito quentes e secos aumentam as necessidades de água.

 

Para cobrir estes requerimentos é importante saber que a água não vem apenas dos líquidos que ingerimos, ela é também parte integrante de quase todos os alimentos em quantidades variáveis pelo que alimentos como a sopa e a fruta contribuem muito para a ingestão de água.

 

Por isso para manter uma boa hidratação beba água (torneira, garrafa), tisanas ou infusões sem açúcar e inclua na sua alimentação sopas, caldos, caldeiradas e ensopados e ainda frutas e hortícolas ricos em água.

 

Ao contrário do que foi durante muito tempo defendido, beber água à refeição não tem qualquer inconveniente para o peso. Ao beber um copo de água no início da refeição pode até contribuir para a sensação de saciedade, o que levará a que ingira menos comida.

 

Alimento

g de água por 100g

Infusão de ervas

99,7

Abóbora crua

96,6

Alface crua

95,9

Rabanete cru

95,6

Pepino cru

95,1

Cebola crua

93,8

Melancia

93,6

Tomate cru

93,5

Sopa juliana

93,1