COLESTEROL

Colesterol

Colesterol elevado ou Hipercolesterolémia

Pode surpreendê-lo mas o colesterol tem funções essenciais no organismo, faz parte da constituição de todas as células, vai dar origem a diversas hormonas sem as quais não poderíamos viver…

O colesterol pode ter duas origens ou é produzido pelo fígado e outras células do organismo (75%), ou vem dos alimentos que consumimos (25%). Destes apenas os alimentos de origem animal têm colesterol.

O "bom" e o "mau" colesterol

O colesterol no sangue encontra-se ligado a lipoproteínas, sobretudo as LDL e as HDL.

As LDL são o principal transportador de colesterol através do organismo e promovem a sua acumulação na parede das artérias o que dificulta a passagem do sangue e aumenta o risco de doença. Daí que este colesterol receba a designação de colesterol ‘mau’.

As HDL têm um papel inverso, transportam o colesterol da parede das artérias de volta para o fígado. Têm portanto uma função protectora e o colesterol que é transportado assim é conhecido como ‘bom’.

Causas 

Algumas doenças e factores genéticos podem causar hipercolesterolémia (colesterol elevado).

No entanto para algumas pessoas o aumento do colesterol ‘mau’ (LDL) e a diminuição do colesterol ‘bom’ (HDL) deve-se sobretudo a estilos de vida menos saudáveis:

  • A gordura saturada da dieta aumenta os níveis de colesterol mau no sangue, mas há ácidos gordos saturados que promovem mais esse aumento que outros (mirístico e palmítico).
  • Os ácidos gordos trans aumentam a concentração do colesterol mau e diminuem a concentração do colesterol bom.
  • O colesterol da dieta tem um pequeno efeito na concentração de colesterol total e colesterol mau no sangue, este efeito difere de pessoa para pessoa.
  • O excesso de peso pode aumentar a concentração do colesterol.
  • O tabagismo diminui o colesterol bom.
  • O sedentarismo também diminui o colesterol bom.

Consequências da colesterol elevado

A deposição de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos pode levar a um estreitamento e endurecimento destes vasos coma formação de placas (de ateroma) que podem obstruir os vasos sanguíneos impedindo o normal fluxo de sangue causando lesões a um determinado órgão.

Se uma artéria que irriga o músculo cardíaco é obstruída pode ocorrer um infarto agudo do miocárdio - enfarte. Se uma artéria que irriga o cérebro é obstruída pode ocorrer um AVC. Estes acontecimentos resultam muitas vezes em morte ou em incapacidade.

Medidas a tomar para diminuir o colesterol 

Para o tratamento do colesterol elevado consulte o seu médico. Mas desde já fica a saber que manter os ‘níveis do colesterol’ nos valores adequados passa também por mudar alguns hábitos e comportamento:

  • Mantenha um peso saudável – perder peso quando necessário diminui a concentração de colesterol total e do colesterol mau (LDL) enquanto aumenta a concentração do colesterol bom (HDL).
  • Substitua as gorduras más da dieta (gorduras saturadas e trans) por gorduras boas (insaturadas). Quando se substituem as gorduras más (presentes nas carnes vermelhas, na manteiga, no queijo, nas natas, no leite, no coco, na palma, nas bolachas, nos folhados, pastelaria, etc.) por gorduras boas (presentes nos óleos vegetais, azeite, frutos secos e sementes, peixe, abacate, etc.) diminuem as concentrações de colesterol total, colesterol-LDL e triglicéridos.
  • Aumente a ingestão de fibra (hortícolas, fruta, leguminosas, aveia). Vai diminuir a concentração de colesterol total e colesterol-LDL.
  • A actividade física regular (pelo menos 30 minutos diariamente) é muito importante. Ela vai aumentar os níveis de colesterol-HDL (‘bom’) e assim diminuir o seu risco de doença cardiovascular.

Outras acções também podem ajudar:

  • Ingira estanois/esteróis vegetais (estão presentes em nozes, amêndoas, amendoins e outras oleaginosas e em margarinas e iogurtes fortificados). Vão diminuir a sua absorção de colesterol.
  • Inclua a soja na sua dieta. A proteína da soja tem demonstrado ajudar a diminuir a concentração de colesterol no sangue.
  • Mantenha a ingestão de colesterol abaixo dos 300mg/dia. 

Sites de interesse

http://www.who.int/cardiovascular...s/Full%20text.pdf

http://www.cdc.gov/cholesterol/index.htm

http://www.nhlbi.nih.gov/health/public/heart/index.htm#chol

http://www.heart.org/HEARTORG/..._SubHomePage.jsp