RECOMENDAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE PARA AS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS

Recomendações da Organização Mundial de Saúde para as diferentes faixas etárias

Entre os 5 e os 17 anos 

A OMS recomenda que se acumulem pelo menos 60 minutos de actividade física moderada e/ou vigorosa. Mais de 60 minutos de actividade física trazem benefícios adicionais para a saúde. O tipo de actividades a desenvolver nestas idades não tem necessariamente de passar pelo desporto, apesar de isso ter inúmeros benefícios. Podem ser jogos, corridas, saltar à corda ou ao eixo, andar de bicicleta …

Entre os 18 e os 64 anos 

A OMS recomenda que se acumulem pelo menos 150 minutos de actividade física moderada ou 75 minutos de actividade física vigorosa ao longo da semana, ou seja 30 minutos diários. Estas actividades não têm de ser levadas a cabo de seguida. Podem, perfeitamente, ser repartidas em períodos de 10 minutos. (ex: 10 minutos para passear o cão de manhã, 10 minutos de caminhada à hora de almoço e 10 minutos de brincadeiras activas com as crianças à tarde). Actividades que fortaleçam os músculos (exercícios que utilizam o peso do corpo para criar resistência como flexões ou agachamentos, musculação, transportar objectos pesados) devem ser realizadas 2 vezes por semana.

A partir dos 65 anos 

As recomendações são as mesmas que para adultos mais jovens (30 minutos por dia) devendo no entanto ser dada especial atenção a actividades que estimulem o equilíbrio, para prevenir quedas. No caso de não conseguir efectuar 30 minutos diários de actividade física, procure ser tão activo quanto a sua saúde lhe permite.

De qualquer das formas, alguma actividade física é melhor que nenhuma. Se está no inicio, comece devagar e aumente gradualmente a duração, a frequência e a intensidade das actividades que desenvolve.