ACTIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES E PRÉ-ADOLESCENTES

Actividade física em adolescentes e pré-adolescentes

A actividade física por norma diminui neste período, sobretudo nas raparigas, pelo que deve ser feito um esforço consciente para a manter. O seu filho pode manter-se fisicamente activo praticando um desporto 3 vezes por semana, ou então através de rotinas do dia-a-dia: passeando o cão por 30 minutos todas as noites, indo diariamente para a escola de bicicleta, ou ainda por uma mistura de todas estas actividades do dia-a-dia ou outras que se adeqúem ao gosto e às particularidades da vida do seu filho. 

Manter-se fisicamente activo e praticar desporto nestas idades tem enormes benefícios:

  • Aumenta a auto-estima e o bom humor
  • Facilita a interacção e integração social, 
  • Torna mais provável a adopção de outros hábitos saudáveis… 
  • Facilita o sono
  • Reduz o risco de doenças como a obesidade e a diabetes 
  • É essencial para a formação de ossos fortes

A prática de actividade física deve ser algo que dê prazer. O seu filho não conseguirá fazer por muito tempo algo que “deteste” ou que não lhe interesse minimamente. Portanto, deixe-o experimentar para que possa encontrar a ‘sua modalidade’…seja ela um desporto de competição, yoga, actividades ao ar livre, ginásio, etc.